GUIA DE CONTRATAÇÕES: PARE AGORA MESMO DE ERRAR!

A contratação de novos funcionários é um dos processos mais importantes e desafiadores que uma empresa enfrenta. O processo seletivo de profissionais talentosos e adequados às necessidades da organização é a chave para o seu negócio subir de patamar.

E é justamente por isso que contratar a pessoa errada para o cargo ou para a organização, pode resultar em custos elevados e desnecessários, queda de produtividade e, em alguns casos, pode impactar negativamente a cultura e o ambiente de trabalho, deixando o clima pesado e ruim.

Pensando em solucionar esses problemas, trouxemos um Guia para a sua empresa seguir e parar de bater na mesma tecla do erro. Se você veio diretamente do nosso Instagram, já sabe: não adianta nada fazer um processo seletivo enorme, se ele não é eficaz e nem aborda os pontos necessários.

Uma boa contratação exige que o contratante, tenha domínio sobre o assunto. Então, para não restar mais dúvidas, leia o nosso Guia e dê uma repaginada no seu processo.

Guia de contratações:

  • Tenha em mente qual o perfil profissional que você espera para aquele cargo: Escreva como se fosse descrevendo uma pessoa mesmo, cite competências, 8 habilidades, qualidades e as atitudes que você espera daquele colaborador. Isso irá te guiar para não perder o foco com todos aqueles candidatos.
  • Defina o perfil do cargo com clareza: na hora de montar a vaga, escreva detalhadamente o perfil ideal que você montou para si mesmo. Dessa forma, irá filtrar possíveis candidatos desnecessários e que não casem com a vaga.
  • Realize entrevistas estruturadas: elas fornecerão uma base sólida para a avaliação dos candidatos. Prepare um conjunto de perguntas consistentes e úteis para todos os concorrentes, levando em consideração tanto as competências técnicas quanto as habilidades interpessoais. Não caia na onda das perguntas padrões que todo candidato já espera, se isso não for agregar a vaga. Seja certeiro.
  • Realize uma triagem criteriosa dos currículos: Ao receber um grande número de currículos, é importante realizar uma triagem criteriosa para selecionar os candidatos mais promissores. Observe a experiência relevante, habilidades específicas e formação acadêmica. Não chame para a entrevista apenas por chamar. Isso poderá te confundir e, ainda, perder tempo.
  • Realize testes práticos: Se aplicável, conduza testes práticos para avaliar as habilidades técnicas dos candidatos. Saia do óbvio e traga dinamismo para o seu processo seletivo. Essas avaliações oferecem uma oportunidade de observar diretamente o desempenho dos candidatos em situações reais de trabalho.
  • Verifique referências: Se o currículo possui referências, por que não entrar em contato? Ligue, mande e-mail, e tenha em mãos perguntas necessárias para validar essa referência. Essa etapa pode revelar informações valiosas sobre a experiência de trabalho anterior, o desempenho e o ajuste cultural dos candidatos. +
  • Avalie a compatibilidade cultural: Avaliar a compatibilidade cultural é tão importante quanto avaliar as habilidades técnicas. Certifique-se de que o candidato se encaixa na cultura e nos valores da empresa. Coloque perguntas relacionadas (mas não diretas) na entrevista e observe o comportamento do candidato. 
  • Use de todas as suas ferramentas possíveis para garantir que aquele candidato é o ideal para a sua vaga. Afinal, sua empresa é o seu bem, cuide bem dela e seja criteriosa antes de colocar pessoas lá dentro. Uma contratação errada pode intervir tanto nos custos da organização, quanto na cultura e ambiente de trabalho!

Entre em contato com a RCL e saiba mais sobre como gerir a sua empresa e alavancar o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *