O Ponto de equilíbrio é um indicador de empresas. Seja ele econômico, financeiro ou contábil, o seu objetivo é, através de algumas fórmulas, apontar o quanto será necessário a empresa vender, para suprir e zerar os gastos fixos ou variáveis da organização.
É importante ressaltar que o ponto de equilíbrio não indicará lucro, apenas fará com que asua empresa fique no zero a zero e pare de fechar o mês sempre no negativo.
Pensando nisso, existem 3 pontos essenciais para que sua empresa realmente esteja alinhada com seus gastos, e são eles o PEF, PEC e PEE.
Arraste para cima e entenda melhor cada um deles.
Ponto de Equilíbrio Financeiro é o que permitirá o controle financeiro do seu caixa e a redução de despesas para a sua organização.
Mas como? O PEF, Ponto de Equilíbrio Financeiro, considera além dos custos operacionais, as necessidades de financiamento da empresa. Através dele, você identifica as vendas mínimas que serão necessárias para cobrir as despesas da sua empresa, até mesmo juros e pagamentos de empréstimos, levando em conta o custo de capital e a estrutura de financiamento da empresa.
Como calcular? Reúna todas as despesas de custos fixos e variáveis que saem do seu caixa + as receitas = valor mínimo de vendas que a empresa precisa fazer.
Já PEC, Ponto de Equilíbrio Contábil, é quando a receita total de uma empresa se iguala a seus custos totais, fazendo assim, com que a empresa não tenha nem lucro e nem prejuízo.
E o PEE, Ponto de Equilíbrio Econômico, é onde a empresa calcula qual o mínimo de vendas realizadas para ficar no zero a zero.
Como calcular? Ponto de equilíbrio contábil = custos e despesas fixas ÷ margem de contribuição unitária.
Agora que você já sabe como funcionam os pontos de equilíbrio nas empresas, entre em contato com a RCL, regularize o seu negócio e pare de sair no negativo!